quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Reinventar o Natal


Parece que chegou o Natal. Aquela altura do ano em que toda gente finge que gosta muito do vizinho do lado e daquele primo irritante a quem até comprou uma prenda. Chega o Natal e anda tudo sorridente porque é hora de gastar e tem de ser, mesmo que não haja, porque é Natal. Outros escolhem o Natal para se deprimirem, porque aquela pessoa está longe ou porque outra pessoa já partiu e não pode estar presente na Ceia, que é como quem diz, naquele jantar onde país e meio come bacalhau, nem no momento em que se abrem os presentes e há sempre quem faça um sorriso amarelo ao abrir os seus enquanto quem ofereceu pensa "Porra! Fiquei teso e o raio do gajo não gostou!" e sorriem com ar tranquilo. Porque é Natal.

Na verdade o Natal preocupa-me, e cada vez mais. O consumismo desenfreado passou a fazer parte da tradição. Compra-se o que se precisa, o que não se precisa, o que se pode e o que não se pode. Ensina-se a comprar. Ensina-se que se não se comprar fica mal. Compra-se nem que seja qualquer coisa. Aflige-me o numero de árvores cortadas e materiais para presépios naturais ou naqueles que quase ocupam uma aldeia inteira. Aflige-me a quantidade de energia gasta em iluminações. Aflige-me a intensa procura do bacalhau, que a propósito, pode ser considerada uma espécie em vias de extinção. Aflige-me a quantidade de lixo, papel, cartão, plástico, vidro, consequente de presentes que nem sempre vai parar à reciclagem. Aflige-me a quantidade de perus que foram à engorda, semanas antes, para estarem bem cheios no tabuleiro.

Não podemos reinventar o Natal?
Ao longo do ano guardar materiais e construir uma árvore de materiais reutilizaveis? Dos mesmos materiais, ao longo dos meses que antecedem a quadra, fazermos os nosso próprios presentes? Escolher de maneira responsável e saudável o que comer na ceia? Beber Licores Caseiros e vinho biológico? Ler "A Christmas Carol" à família em vez de ver o circo? Em vez de gastarmos 500 euros em prendas, podemos...se calhar... adoptar um animal? Podemos realmente provar que nos amamos uns aos outros, bla bla bla, cliché de natal, e reduzir a nossa pegada ecológica e assim, com muito pouco, dar muito a muitos/as mais?

Feliz Eco-Natal!

9 comentários:

  1. O que eu adoro é comer tófu com batatas cozidas e couves.típica ceia natalícia.HAHAHAHAHAH

    ResponderEliminar
  2. o "típico" é uma coisa tramada.
    O Einstein diz qualquer coisa sobre isso...
    O que é que era mesmo? Ah! "A tradição é a personalidade dos tolos."

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. que seja tolo,mas não almejo ser profeta...

    ResponderEliminar
  5. isso agora já depende do que se tem para "ensinar"...

    ResponderEliminar
  6. epá!! E eu que pensava que ninguém tinha dado conta do tom ditatorial do post nem da arma que tenho apontada à cabeça de quem lê! Que chatice, pá. Tenho de ser mais discreta da próxima vez.

    ResponderEliminar
  7. ñ é preciso uma arma para tentar impor o que se quer.

    ResponderEliminar
  8. e agora, seja lá quem fores, fizeste-me lembrar isto: http://www.youtube.com/watch?v=UAyS8cP5NX8
    é uma boa maneira de começar o dia!

    ResponderEliminar