segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

esterilização animal: falar de coração

Não são raras as vezes que me perguntam qual é a minha opinião sobre a esterilização de animais domésticos. Eu, sem basear-me em estudos, respondo sempre de coração, a favor. Mas e é justo escolhermos por eles? Temos o direito de interferir com a sua natureza? Claro que não [e isto dava muito pano para mangas], mas já lá vamos.

1. É impossível não nos apercebermos da sobrepopulação de animais de companhia, o que faz com que os próprios deixem de ter ou nunca tenham tido companhia. Por outras palavras, o numero de animais abandonados tem sido quase incontrolável.
Como forma de resposta a esse problema há a eutanásia, vulgo abate.
Então e agora? Temos o direito de escolher por eles se vivem ou não? É justo interferirmos com o seu tempo de vida? Também não e aqui nunca! A Esterilização acaba por ser um mal menor com a particularidade de aumentar a esperança de vida dos animais.

2. Outro ponto positivo da esterilização é a redução gigantesca de probabilidade de gatas e cadelas virem a sofrer de tumores uterinos, mamários, entre outros, caso sejam esterilizadas antes ou durante a sua primeira menstruação. Poupando-lhes também alguns dias de sofrimento durante o cio.

3. Sabe-se também que os animais esterilizados tornam-se mais dóceis e calmos.

Há muito mais a dizer sobre o assunto mas a mim bastaram-me estes pontos para nunca ter hesitado esterilizar as minhas cadelas.
Eu adoraria que em cada canto houvesse uma fofura destas mas para isto era necessário que cada canto não representasse um perigo ou que em cada canto houvesse quem cuidasse delas.



Podem encontrar informação (muito) mais detalhada e completa em http://www.esteriliza-me.org/ e em http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário