sábado, 25 de dezembro de 2010

Curiosidades sobre o Natal #2

São Nicolau, promovido a Pai Natal.

Resumidamente, São Nicolau era um bispo da Ásia Menor, actual Turquia. Era conhecido como o protector de marinheiros e crianças e ainda pela sua generosidade em dar prendas aos mais necessitados, deixando-as junto das chaminés.
Diz-se que São Nicolau tinha barba branca, a sua mitra (o chapéu de bispo) era vermelha, como o resto da indumentária e viajava de burro.
No dia 6 de Dezembro celebrava-se o dia de São Nicolau e a celebração passava por, lá está, dar prendas.

Depois da reforma protestante passou-se a associar as prendas ao nascimento de Jesus, como sendo mais um forma de celebração da data e São Nicolau foi caindo no esquecimento em alguns países da Europa. No entanto a sua lenda prevaleceu em França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e foi da Holanda que foi levada à Nova Amesterdão (actual Nova Iorque) para sofrer as transformações que hoje conhecemos, depois da Coca-cola ser ter apoderado da sua imagem.

Recuperada a imagem de São Nicolau como dador de prendas e protector das criancinhas, promovido a Pai Natal, ficou directamente associado ao Natal (pois as prendas já se distribuíam aquando do nascimento de Jesus) e a sua lenda e figura variam conforme o país e mesmo dentro do próprio país.
Por exemplo, em algumas localidades do norte de França as crianças, ao invés de deixarem o copo de leite e bolachas como conhecemos da tradição americana, deixam um copo de vinho, para aquecer, e uma cenoura, para o burro.

O homem das barbas brancas que vive no Polo Norte ou na Lapónia ou na Finlândia, alegre e de face rosada que viaja pelo mundo de trenó puxado por renas a distribuir prendinhas às crianças é um ex-bispo, cujo o seu dia foi retirado do calendário romano por falta de documentação sobre o mesmo, nascido na Turquia, magro e de face vermelha "cor de vinho", que viajava de burro para deixar prendas (moedas) aos mais desfavorecidos, cuja lenda e imagem ficaram involuntariamente ao serviço de interesses religiosos e do capitalismo, suprimindo-se a mais importante característica de São Nicolau: Ajudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário